terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sacerdotes e/ou religiosos cientistas ao longo da história

Amigos,

Há alguns meses atrás, eu escrevi sobre um sacerdote cientista, Pe. Gregor Mendel, mais conhecido como o pai da genética. O que (infelizmente) poucos sabem é que, além de pai da genética, ele foi um sacerdote agostiniano. O texto do blog em que eu comento sobre ele pode ser acessado aqui.

Pe. Mendel faz parte de um grande número de sacerdotes e/ou religiosos (irmãos) que foram também cientistas, ao longo da história. Eu tenho uma grande vontade de escrever sobre alguns deles, pelo menos, neste blog. A vontade é tanta que é difícil de conter! Mas calma, precisa ser aos poucos. Não somente houve um bom número de sacerdotes e/ou religiosos cientistas ao longo da história, como há diversos atuando ainda hoje! Um exemplo é o Pe. Paul Schweitzer, SJ (Jesuíta), doutor em matemática e professor da PUC-RJ, sobre quem eu também escrevi neste blog, cujo texto pode ser acessado aqui. Logo, dá um certo trabalho escrever sobre o assunto.

Se eu for esperar para juntar um bom material sobre estes grandes homens, levaria um bom tempo... logo, pretendo começar a escrever já, ao menos um breve texto sobre cada um deles. Qualquer nova informação, vou acrescentando aos poucos, e avisando sobre os acréscimos.

Sinto que é muito importante comentar sobre este assunto (sacerdotes/religiosos cientistas), uma vez que não nos ensinam sobre isso nas escolas... ao contrário, infelizmente tentam nos transmitir a (falsa) ideia de que a Igreja seria contra o avanço científico, com estórias como a de que Galileu Galilei teria sido quase morto na fogueira pela Igreja, entre outras falácias...

Provavelmente, - depois do texto sobre o Pe. Mendel -, o próximo personagem que pretendo abordar é o Pe. Georges Lemaître, SJ, um dos cientistas que propôs a ideia do Big Bang para o surgimento do universo. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário