quarta-feira, 4 de julho de 2012

O bóson de Higgs

Amigos,

Hoje foi dada a tão esperada notícia sobre o bóson de Higgs... mas ainda não se trata de uma resposta definitiva; o pessoal do CERN está sendo bem cauteloso. A notícia diz que se trata de uma partícula desconhecida, um bóson pesado, que tem características muito semelhantes às esperadas no bóson de Higgs...

A chance de que a nova partícula não seja um bóson é de cerca de uma em 3,5 milhões - o que é praticamente uma certeza...

O resultados vêm de dois grupos independentes do CERN, o ATLAS e o CMS, a partir de experimentos realizados no LHC - o Grande Colisor de Hádrons -, e parecem concordar entre si. As colisões ocorrem no LHC, mas os dados são analisados independentemente pelos grupos que trabalham nos dois detectores, ATLAS e CMS.

Para maiores detalhes, recomendo a leitura de uma notícia em uma revista de divulgação científica, e ainda outra notícia em uma revista científica (em inglês). Nesta última, são mostrados os gráficos dos dados para os dois experimentos, onde é possível notar picos semelhantes em ambos, que seriam indicadores da presença do bóson. Estes picos poderiam ser devidos também a flutuações estatísticas (ruído); porém, as análises mostram uma probabilidade muito elevada de que não seja ruído, conforme exposto no início deste texto.

Bem... mas pelo jeito, uma resposta definitiva ainda deve demorar um pouco mais.

Para nós, que conjugamos ciência/razão com fé, mais um passo interessante na ciência, perscrutando os mistérios da natureza. Lembremos da Constituição Pastoral Gaudium et Spes - disponível online no site do Vaticano -, do Concílio Ecumênico Vaticano II, que diz:

Se a pesquisa metódica, em todas as ciências, proceder de maneira verdadeiramente científica e segundo as leis morais, na realidade nunca será oposta à fé: tanto as realidades profanas quanto as da fé originam-se do mesmo Deus. Mais ainda: Aquele que tenta perscrutar com humildade e perseverança os segredos das coisas, ainda que disto não tome consciência, é como que conduzido pela mão de Deus, que sustenta todas as coisas, fazendo que elas sejam o que são.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário