sábado, 7 de julho de 2012

Pe. Gabriele Gionti, SJ, também físico, fala sobre o bóson de Higgs

Amigos,

Ontem vi uma notícia muito interessante sobre o bóson de Higgs. Trata-se de uma entrevista com um sacerdote Jesuíta, que também é físico e faz parte do corpo de cientistas do Observatório do Vaticano: Pe. Gabriele Gionti, SJ.

Nesta notícia (em inglês) - cujo áudio também está disponível -, Pe. Gionti, SJ, comenta sobre a teoria, proposta por Higgs e outros cientistas há quase 50 anos, e sobre os resultados obtidos pelo CERN - alertando que ainda são necessárias mais análises -, e fala também sobre a relação entre ciência e fé, desmistificando o suposto conflito entre ambas.

Como este blog trata justamente sobre esta relação entre ciência e fé, não poderia ter notícia melhor para ser veiculada aqui! Eu estava mesmo procurando algum pronunciamento de alguém da Igreja com forte atuação científica ou no diálogo ciência em fé, a respeito destes últimos resultados divulgados pelo CERN, e finalmente encontrei!

Para quem já está acostumado a navegar por este blog - ou já conhece o assunto de outras fontes -, não é nenhuma novidade falar sobre um sacerdote cientista. Para quem ainda não conhece... ótima oportunidade para desmistificar definitivamente qualquer suposto conflito entre ciência e fé! O Observatório do Vaticano e seus sacerdotes e/ou religiosos cientistas constituem um bom começo para desbravar a bela relação entre ciência e fé. Pe. Gionti, SJ, por exemplo, além de sacerdote Jesuíta - com formação em filosofia e teologia -, também é físico, com doutorado em física matemática. Trabalha com gravidade quântica, entre outros temas, além de divulgação sobre a relação entre ciência e teologia. Para mais detalhes, é só acessar sua página (em inglês).

Até a próxima!

(Modificado em 14/07/2012)
PS: Tentando acessar a notícia hoje, não consegui; clicando no link, o navegador informa que não foi possível encontrar a página... Porém, efetuando uma busca no site de notícias que havia veiculado esta notícia, por exemplo, pelo termo Gionti (sobrenome do sacerdote que concedera a entrevista), retorna um resultado; mas o link permanece inacessível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário