sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ir. Guy Consolmagno, SJ, astrônomo do Vaticano, comenta sobre o bóson de Higgs

Amigos,

Os resultados anunciados recentemente pelo CERN têm rendido diversos textos aqui no blog, não acham? Também pudera: os meios de comunicação denominam o bóson de Higgs de partícula de Deus... o que acaba tendo uma grande repercussão no que diz respeito a possíveis relações entre estas novas descobertas científicas e fé/religião. Claro que isto é uma grande oportunidade para divulgarmos a relação entre ciência e fé!

Li dois textos muito interessantes, do Ir. Guy Consolmagno, SJ, astrônomo do Observatório do Vaticano. Em ambos os casos o religioso cientista comenta tanto sobre as questões científicas envolvidas nesta nova descoberta, assim como também sobre a relação entre ciência e fé; mais uma vez desmistificando qualquer suposto conflito entre ambas... Os textos podem ser lidos diretamente em suas respectivas fontes, aqui e aqui, sendo o último em inglês. Neste último ele fala mais sobre o Observatório do Vaticano, sobre a atuação da Igreja em relação a ciência - incluindo a reforma para o calendário Gregoriano; o Pe. Georges Lemaître, SJ, e a teoria do Big Bang; e sobre as crateras da Lua que receberam nomes de Jesuítas (35 ao todo); entre outros assuntos. Como vocês devem lembrar, já comentei sobre alguns destes assuntos aqui no blog anteriormente, como no caso do Pe. Georges Lemaître, SJ e da reforma para o calendário Gregoriano.

À época, fiquei de escrever textos mais detalhados sobre o calendário Gregoriano e sobre o Pe. Clavius, SJ. Peço que aguardem... estes requerem uma consulta mais atenta ao material que já baixei. Pretendo depois escrever um texto sobre as crateras da Lua com nomes de Jesuítas.

Espero que tenham gostado, até a próxima!

(Modificado em 18/07/2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário