sábado, 29 de setembro de 2012

Evolução


Amigos,

Como um desdobramento da nossa reflexão acerca da criação, escrevo agora mais especificamente sobre a evolução.

Compartilho um vídeo do Pe. Paulo Ricardo, sobre a relação da Igreja com a teoria da Evolução. Notem que ele expõe as duas alternativas que temos hoje para explicar a evolução da vida: teoria da Evolução de Darwin e o Design Inteligente. A primeira diz que houve evolução dentro de cada espécie, e entre espécies, com mutações aleatórias e seleção natural dos indivíduos mais aptos ao meio; a segunda, propõe a ação Divina ao longo da evolução, guiando-a.

Para nós, a teoria Darwiniana não se contrapõe à nossa fé, desde que não a usemos para tentar “eliminar” Deus da história, como fazem alguns, dizendo: “Se temos uma teoria que explica a evolução da vida, logo não precisamos de Deus para explicá-la”. Nada mais enganoso. Nós entendemos a evolução como parte do plano Divino da criação – assim como o fazemos com o que diz a teoria do Big Bang.

Porém, notem que a alternativa do Design Inteligente requer que se admita a ação Divina. Logo, os ateus e materialistas de plantão agarram-se desesperadamente à teoria de Darwin, como “alternativa” à crença em Deus; da mesma forma como rejeitam o Design Inteligente. Para nós, católicos, tanto faz a forma como a vida evoluiu: se explicada pela teoria da Evolução de Darwin, aliada à fé em Deus Criador; ou se houve ação/intervenção Divina direta ao longo da história. De uma ou de outra forma, cremos que Deus guiou a evolução: que as espécies não evoluíram até o ser humano devido a um acaso cego, mas conforme a vontade de Deus. Como cremos também que o universo culminou no estado em que hoje se encontra, de alguma forma guiado por Deus, e não pela ação de um acaso cego... Ou seja, a existência do mundo, e nossa existência, foram queridas e planejadas por Deus mesmo!

Faço questão de destacar, mais uma vez: nós não interpretamos as Sagradas Escrituras de forma literal; mas conforme o Magistério da Igreja. Sabemos que as narrativas do livro do Gênesis não constituem descrições científicas acerca da criação do mundo e da vida, mas nos transmitem verdades profundas de fé.

Segue o link para o vídeo de Pe. Paulo Ricardo sobre a teoria da Evolução.

Até a próxima, com a graça de Deus!

(Modificado em 13/02/2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário