sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Teoria Heliocêntrica × teoria Geocêntrica (2)


Amigos,

Em um texto anterior deste blog, eu comentei sobre a questão da mudança de paradigma que houve na ciência, a partir do momento em que Nicolau Copérnico – um sacerdote astrônomo do século XVI – começou a vislumbrar a possibilidade de o Sol ser o centro de nosso Sistema Solar, com a Terra e os outros planetas girando em torno dele. Antes, os cientistas – e a Igreja – eram favoráveis ao modelo Geocêntrico, oriundo de Aristóteles e Ptolomeu, em que a Terra seria o centro do nosso Sistema Solar – que à época era basicamente o Universo conhecido – com o Sol e os outros planetas girando em torno dela.

Bem, conforme eu havia comentado ao fim daquele texto, além da referência citada, o livro Big Bang, de Simon Singh, eu também me baseio em materiais de outras pessoas atuantes na fronteira entre ciência e fé – tendo citado especificamente o Felipe Aquino. Como o texto já era suficientemente grande, acrescentar novos materiais para complementá-lo, o tornaria talvez grande demais... Logo, resolvi acrescentar em um texto à parte.

Dos episódios do programa Escola da Fé, de Felipe Aquino, na Canção Nova, – programa que também tem um blog associado –, houve um em particular, que teve como convidado especial Alexandre Zabot, católico, físico e (à época) doutorando (agora já doutor), já citado anteriormente neste blog. Infelizmente, os vídeos deste programa eu ainda não consegui encontrar em nenhuma página do site da Canção Nova; os que eu acessei, foram certamente gravados por telespectadores, que depois os disponibilizaram no youtube. Tenho também um vídeo baixado, com um comentário de Felipe Aquino sobre Galileu, mas cujo link preciso ainda encontrar.

Porém, hoje, encontrei um link de um outro vídeo muito interessante, na webtvcn (a web tv da Canção Nova) em que ele comenta também sobre o caso Galileu, que resolvi disponibilizar aqui no blog. Assistam! Ele tem, além de bom conhecimento sobre esses assuntos, também uma boa didática!

Segue ainda o link de um outro vídeo interessante, também de Felipe Aquino, relacionado a àquele texto anterior do blog. Neste caso, ele explica o tema da interpretação da Bíblia e da autoridade do Magistério da Igreja, conforme eu havia comentado.

Conforme eu encontre mais material, pretendo disponibilizar neste, ou em outro texto do blog.

2 comentários:

  1. MAIS UM MATERIAL IMPORTANTE PARA ELUCIDARMOS AS DIFERENÇAS, PARABÉNS!
    SIMONE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! :-)

      O que não era dito claramente na nossa época de escola - e continua não sendo explicado satisfatoriamente até hoje -, nós explicamos aqui!

      Excluir