sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Poeira das Estrelas - imagens (2)


Amigos,

Ainda colocando ilustrações sobre o meu texto no blog, “Poeira das estrelas”, seguem mais algumas imagens da NASA, agora sobre a “morte” das estrelas... Neste caso, são imagens de “restos” de supernovas, as violentas explosões de estrelas muito massivas (com massa elevada), que “semeiam” no espaço interestelar, material elaborado durante sua “vida” e “agonia” (vide texto anterior), incluindo elementos químicos pesados. Foi da morte de muitas estrelas, em boa parte, que surgiram os elementos químicos presentes na natureza; os quais também formam nossos corpos.

Bem, segue o link e a imagem de uma remanescente de supernova, conhecida como a nebulosa do Caranguejo. Há registros de que essa supernova foi avistada pela primeira vez em 1054! Em seu centro há um pulsar, uma estrela de nêutrons com elevada velocidade de rotação. Uma estrela de nêutrons (e pulsares) são “restos” de estrelas mortas; constituem algumas das formas pelas quais uma estrela pode "morrer". Supernovas também podem dar origem a buracos negros. Bem, segue o “caranguejo espacial”...
Nebulosa do Caranguejo
Agora, o link e imagem da supernova 1987A, bastante recente e brilhante, com seus misteriosos anéis.
Supernova 1987A
Agora, link imagem do remanescente de supernova Tycho (SN 1572), nomeada em homenagem a Tycho Brahe, que a avistou por primeiro, há mais de 400 anos atrás. Tycho Brahe foi o famoso cientista que coletou dados que posteriormente permitiram a Kepler deduzir que as órbitas dos planetas em torno do Sol eram elípticas, e elaborar as leis que as regem. Essa supernova é importante, pois descobriu-se que trata-se do tipo Ia, fundamentais para se avaliar distâncias no universo. A estrela que deu origem a essa supernova não existe mais, mas há outra estrela próxima ao centro, possivelmente sua “companheira” (há sistemas estrelas binários, compostos por duas estrelas, onde uma eventualmente pode colapsar antes da outra, ou mesmo canibalizar a outra).
Remanescente da supernova Tycho
E que tal a remanescente da supernova Kepler (cientista comentado acima)? Segue o link e a imagem!
Remanescente da supernova Kepler (à direita)
Essas imagens são um deleite! Maravilhas da criação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário