segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Doutrinação


Amigos,

Há algum tempo atrás, escrevi um texto no blog, “Astronomia × astrologia (2)”, onde comentei sobre questões que atentam contra nossa fé: adivinhação, magia, crendices e coisas semelhantes. Citei passagens Bíblicas e um trecho do Catecismo da Igreja Católica, que deixam claro para nós, e nos dão orientação, sobre não nos dedicarmos a tais coisas, uma vez que atentam contra o Primeiro Mandamento. Quando colocamos nossa confiança em supostos “poderes ocultos”, estamos colocando essas coisas no lugar de Deus; ao invés de confiarmos n’Ele, confiamos em falsos deuses.

Pois bem, nesse fim de semana fomos ao cinema, e nos vimos bombardeados com trailers de filmes ligados a magia, bruxaria, e coisas do tipo; o que me levou a escrever esse texto.

Na minha época de infância e adolescência, o problema era com os filmes de terror. Hoje em dia, há tantos livros e filmes, dirigidos ao público infanto-juvenil, com todo esse lixo de magia e bruxaria... Percebo que parece haver aí uma espécie de “doutrinação”: empurram para as crianças e jovens temas de ocultismo – não menos nocivos que as antigas estórias de terror –, porém agora disfarçados de estórias aparentemente inocentes de fantasia e magia.

Confesso que fiquei pasmo, horrorizado e preocupado, com tamanho massacre que vimos em pouco tempo de trailers! E o pior é que esse lixo parece que tem um visgo, que as crianças e adolescentes ficam como que hipnotizados, acompanhando todas as tramas, todas as séries que são lançadas...

Para evitar repetição, convido os leitores a lerem o texto acima citado, quanto às passagens Bíblicas e a do Catecismo. É tudo muito claro: ocultismo e coisas semelhantes atentam contra o Primeiro Mandamento e, assim, contra a fé em Deus.

Que escolha faremos? O que queremos para os nossos filhos? Será que não temos nada com bom conteúdo para passar para nossas crianças e adolescentes? Se nos omitimos diante deles, outros, ou outras coisas, tomam nosso lugar; se não lhes oferecemos algo que tenha conteúdo edificante, eles acabam ficando com aquilo que outros lhes oferecem – com conteúdos nem sempre bons para sua formação.

Pensemos nisso; fiquemos atentos. Nós, que temos fé em Deus, saibamos apresentar às crianças e adolescentes algo que os leve para Deus, não que os afaste d’Ele...

Fiquemos atentos a essas coisas que nos são “empurradas” prontas, como “enlatados”, que corremos o risco de consumir, se não fizermos uma reflexão mais atenta sobre seu conteúdo.

Bem, há outras doutrinações por aí; hoje comentei sobre doutrinação de nossas crianças e jovens para magia e bruxaria. Conforme o tempo me permitir, pretendo abordar outros temas depois. Esse estava urgindo, já que vimos o lixo ontem mesmo.

Até a próxima, com a graça de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário