domingo, 18 de novembro de 2012

Fim do Mundo...?

Amigos,

Hoje a Liturgia nos apresenta leituras Bíblicas que falam sobre a Segunda Vinda de Cristo: a Parusia. Sim, as Sagradas Escrituras mostram que a peregrinação terrena da humanidade chegará a um termo. A Parusia está associada ao Juízo Final, onde todos serão julgados conforme a vida que cada um levou durante sua peregrinação neste mundo em que vivemos. O Evangelho de hoje, Marcos (Mc 13,24-32), usa uma linguagem Apocalíptica, falando em fenômenos naturais que indicarão esse acontecimento.

Quanto a este mundo visível (lembremos da nossa Profissão de Fé; vejam comentário em texto anterior deste blog), sabemos que a vida na Terra terá um fim; os astrônomos preveem que o nosso Sol se tornará uma gigante vermelha, que devorará nosso planeta (vejam também outra mensagem anterior desse blog). Mas, mais do que nos preocuparmos com fenômenos naturais, reflitamos também pelo lado da fé.

Hoje, durante a missa, imediatamente pensei em escrever no blog, porque o padre comentou na Homilia sobre algo que já estamos tão acostumados a ouvir falar: falsas “profecias” sobre o fim do mundo. Desde pequeno, me lembro desses falsos alarmes: se não me engano, já no fim da década de 1970, diziam que o mundo terminaria. Em 1999 houve outro boato desses. Todos já devem ter ouvido aquela “máxima”: “De 1000 passarão, a 2000 não chegarão...”. Bem, já passamos do ano 2000, e continuamos aí.

Agora, a mais nova moda é o tal calendário Maia... Já marcaram até data para o fim do mundo, no final desse ano de 2012... Filmes são feitos explorando essas fantasias, e muita gente assiste, enchendo os bolsos daqueles que os produzem... No último desses, há até uma cena mostrando a destruição do monumento do Cristo Redentor... (prestem atenção no vídeo indicado ao final desse texto, a esse respeito).

Bem, para encerrar qualquer dúvida quanto a essa polêmica, basta prestarmos atenção ao final do trecho proposto pela Igreja para o Domingo de hoje (XXIII do Tempo Comum, precedendo o de Cristo Rei), em que o próprio Cristo diz aos seus discípulos: “Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”. Logo, meus amigos, se nem o próprio Cristo (o Filho) sabe quando chegará o fim da peregrinação terrena da humanidade... Quem se atreve a dar palpites...?

Entenderam? Simples assim. Cristo falou, está claro. Assunto encerrado. Não há mais dúvida. Não sabemos quando chegará essa hora. O que fazer então...?

Bem, vivamos sempre atentos, nos preparando para esse encontro definitivo com o Senhor. Não se trata, obviamente, de ficarmos todos paralisados de medo; mas de procuramos viver em conversão, ou seja, em constante mudança de vida; mudança para melhor. Façamos exames de consciência (a cada dia), onde nos questionamos sobre aquilo que fizemos de bom, e o que não fizemos de bom; nos questionando em que devemos melhorar, pedindo o perdão a Deus pelas nossas faltas, e a ajuda para evitarmos as ocasiões de queda. Assim, estaremos nos preparando para esse encontro crucial, sela ele quando for.

Além do mais, sabem de uma coisa? A Igreja fala claramente sobre o Juízo Final, onde TODOS terão este encontro com o Senhor; mas fala também sobre o Juízo Particular, onde CADA UM se apresentará diante d’Ele. Não sabemos quando Cristo virá pela Segunda Vez, quando será o Juízo Final; mas um dia chegará o fim de nossa peregrinação, e ninguém sabe quando será! Quando chegar o momento de cada um, esse será o momento de encontro com o Senhor! Para uns chega na infância, para outros em idade madura, para outros ainda em idade avançada... 20, 30, 50, 80, 100 anos... Quem sabe quanto tempo teremos...? Mas sabemos de uma coisa: este dia chegará para cada um.

A Primeira Leitura da Liturgia de hoje (Dn 12,1-3) alerta: “2 Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbio eterno”. Devemos viver buscando a conversão. Vivamos desde já com o Senhor; para que este momento não nos pegue de surpresa – quer dizer, despreparados –, mas nos encontre na amizade com Deus. Para estes que buscam estar preparados, diz a mesma Leitura, logo a seguir: “3 Mas os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; (...)”.

Logo, esqueçamos toda esta fantasia inútil de crendices sobre o fim do mundo. Vivamos desde já com o Senhor!

Sugiro que leiam a mensagem do Papa de hoje, antes da oração do Ângelus; e assistam à mensagem de Dom Orani Tempesta, O.Cist, Arcebispo do Rio de Janeiro.

Em sua mensagem, Dom Orani fala sobre um tema relacionado: Novíssimos. Ou seja, Céu, Inferno e Purgatório. Mas isso fica para uma próxima oportunidade, conforme as possibilidades.

Até a próxima, com a graça de Deus!

Sugestão para consulta:

- Catecismo da Igreja Católica; disponível online no site do Vaticano.

(Modificado em 02/11/2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário