quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Santo Alberto Magno – Doutor Universal


Amigos,

Hoje é um dia muito especial, para nós que partilhamos o interesse pelo diálogo entre ciência e fé! Dia de Santo Alberto Magno, conhecido como Doutor Universal. Santo Alberto Magno viveu na Idade Média, tendo sido sacerdote Dominicano e grande estudioso de teologia, filosofia e ciências naturais.

Nasceu em 1206 na Alemanha, em família de tradição militar, que desejava para ele uma carreira militar ou administrativa. Porém, sempre demonstrou interesse pelas ciências naturais, e pela religião. Muito devoto, aos dezesseis anos um tio seu o levou a Pádua para estudos universitários, onde conheceu o Bem-Aventurado Jordão de Saxônia, Superior Geral dos Dominicanos. Em 1229 tornou-se frade Dominicano pregador, sendo enviado a Colônia, onde a congregação possuía sua escola mais importante.

Ensinou em diversos locais na Alemanha, até ser enviado à França, onde lecionou na Universidade de Paris, a partir de 1241. Possuía profundo e vasto conhecimento em diversos campos do saber, incluindo aí diversas áreas das ciências naturais, além de teologia e filosofia. Durante esse período, atraiu tantos estudantes, que precisou lecionar em praça pública! Essa praça existe até hoje, e é denominada Praça Maubert, em sua homenagem; o nome Maubert vem de Magnus Albert (Alberto, o Grande).

Santo Alberto contribuiu não somente com estudos acerca da natureza – estudos científicos, percorrendo a vastidão dos campos da física, química e biologia –, como também contribuiu para o que podemos dizer que seria a tecnologia da época: técnicas para agricultura, tecelagem e navegação. Além disso, descreveu e preparou compostos químicos, como: potassa cáustica, cinabre (sulfureto de mercúrio), cerusita (óxido de zinco) e mínio (óxido de chumbo usado frequentemente em pinturas e na preparação de certos vidros).

No meio intelectual de sua época, dizia-se: “Doutor universal falou; todos se calarão”. Foi canonizado e declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI em 1931; e também, alguns anos depois, pelo Papa Pio XII, como “Patrono dos cultores das ciências naturais”.

Em 1254, Santo Alberto Magno foi eleito Superior Provincial da Alemanha. Nessa época, percorria a pé diversas regiões desse país – queria estar próximo do rebanho a ele confiado –, mendicante: pedia dinheiro para sua alimentação e para dormir. Foi depois nomeado pelo Papa como bispo de Ratisbona. Após dois anos, pediu exoneração – e foi autorizado pelo Papa – a fim poder se dedicar mais aos estudos. Deixou um legado de ao menos doze grossos volumes de escritos sobre diversos temas, variando desde a teologia e filosofia, até as ciências naturais. Ou seja, foi um homem enciclopédico! E isso, temos que lembrar, em uma época em que não era nada fácil escrever...

Outro legado importantíssimo, foi seu discípulo, o também grande São Tomás de Aquino!

Santo Alberto Magno, ao defender a harmonia entre ciência e fé, deixava claro também que “a ciência não pode explicar o mistério, mas ajuda a preparar os caminhos de Deus”. Foi um dos que também conciliaram a filosofia dos antigos filósofos com a fé; como o fizera também Santo Agostinho, com a filosofia de Platão. No seu caso, Santo Alberto Magno admirava a filosofia de Aristóteles; mas rejeitava aquilo que, nessa filosofia, era contrário à nossa fé cristã.


Pedimos sua intercessão; em particular, por todos os que se dedicam aos estudos nos diversos campos do conhecimento da teologia, filosofia, e ciência naturais. E, por que não pedir também, pelos que realizam estudos, ou ajudam a divulgar, o diálogo entre ciência e fé, entre fé e razão...

Santo Alberto Magno, rogai por nós!

Santo Alberto Magno


Seguem dois links sobre Santo Alberto Magno: aqui (com vídeo), e também aqui.

Sugestão para leitura:

- Felipe Aquino, Uma História que não é Contada, Editora Cléofas, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário