segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Infalibilidade do Papa: alguns esclarecimentos


Amigos,

Todos nós fomos surpreendidos com a renúncia do Papa Bento XVI. Diante de tal notícia, qual deve ser a nossa atitude? Bem, a minha e a de minha família foi a seguinte: buscar informação a respeito, de fontes sérias e confiáveis. Por um lado, tivemos essa informação segura, e nos acalmamos do choque inicial. De outro, percebemos que os meios de comunicação não católicos divulgam notícias nem sempre com a devida seriedade, e acabam propagando falsas informações. Neste último aspecto, já prevíamos que muitos iriam aproveitar o fato para atacar o Papa Bento XVI e a Igreja, especialmente aqueles incomodados coma Igreja e, em particular, com o Papa Bento XVI. É o mesmo tipo de reação que houve por parte dos incomodados na época em que Cristo se Encarnou; perseguiram-No até a morte, e não se esquivaram de dar falsos testemunhos durante o julgamento que O condenou à morte.

Uma notícia me chamou a atenção, por conter tantos absurdos; neste link. A manchete já diz que a “renúncia do Papa é uma decisão inédita na história”; pelo conteúdo da manchete, somente, podemos dizer que esta afirmação é FALSA. Houve, na história da Igreja, outras renúncias de Papas, a última ocorrida em 1415, pelo Papa Gregório XII. No texto da notícia, é dito que uma renúncia baseada em idade ou saúde é inédita. Bem, independente de qualquer coisa, o Código de Direito Canônico prevê a renúncia de um Papa. Logo, independente dos motivos, a renúncia de um Papa não é algo totalmente novo; já ocorreu, por diferentes motivos, e trata-se de algo já previsto pela Igreja. Logo, a manchete foi sensacionalista.

Outra questão – e esta parece ser a mais grave: é dito, no texto da tal notícia, que a renúncia do Papa criaria uma situação complicada para a Igreja, quanto a um de seus dogmas: a Infalibilidade do Papa. Absurdo! Trata-se de uma afirmação FALSA! Do que se trata o dogma da Infalibilidade do Papa?

Bem, primeiramente, tenhamos em mente que, um dogma da Igreja não é algo estabelecido simplesmente pela vontade de um Papa. Um dogma é uma verdade de fé que começa a surgir na Igreja; quando se torna clara o bastante, o Papa proclama este dogma. Não se trata de uma “invenção” de um Papa; mas do reconhecimento formal de uma verdade de fé. Trata-se de ensinamento de Deus à Igreja, por inspiração do Espírito Santo.

Lembremos o que o próprio Cristo disse aos seus Apóstolos: “Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.” (cf. Lc 10,16). Além disso, Cristo também disse: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.” (cf. Jo 16,13); e ainda: “(...) o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” (cf. Jo 14,26).

Aqui está a raiz de pilares de nossa fé católica: o Magistério da Igreja, e a Sagrada Tradição; que também levamos em consideração, além das Sagradas Escrituras. Hoje os sucessores dos Apóstolos são os bispos – em particular, o Papa é o sucessor de Pedro (cf. CIC 880). Logo, estamos falando da autoridade exercida pelo Papa, e pelos bispos que estão em comunhão com ele (cf. CIC 891), quando se pronunciam sobre verdades de fé, porque são inspirados por Deus. Então, nós damos assentimento aos ensinamentos da Igreja, por causa da Palavra do próprio Cristo.

Logo, amigos, a Infalibilidade do Papa nada tem a ver com o Papa ser infalível em nível pessoal... Todos nós, humanos, somos frágeis, pecadores, e passíveis de cometer falhas em nível pessoal. Mas quando um Papa se pronuncia a respeito de verdades de fé, a respeito da doutrina católica, são infalíveis sim! Por que? Porque o próprio Cristo o garantiu!

Logo, a renúncia do Papa Bento XVI coloca em risco o dogma da Infalibilidade do Papa? NEGATIVO!
 
Cristo entrega as chaves do céu a Pedro
Entendem, amigos a importância de se buscar informação e formação na Igreja, para não cairmos em qualquer conversa sem fundamento por aí?

Até a próxima, e permaneçamos firmes na fé, com a graça de Deus, lembrando de outra promessa de Cristo: “(...) eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (cf. Mt 16,18).

Para maiores detalhes, sugiro consultar o Catecismo da Igreja Católica, disponível online no site do Vaticano; especialmente os artigos: CIC 880, e CIC 888-92.

Nenhum comentário:

Postar um comentário