sábado, 23 de junho de 2012

Citações de referências - observações

Caros,

Como vocês têm notado nas mensagens que escrevo no blog, eu costumo citar algumas referências, para quem quiser buscar maiores informações: algumas são documentos da Igreja; outras são livros ou artigos de pessoas da Igreja (como sacerdotes e/ou religiosos - alguns deles também cientistas; ou leigos atuantes); outros ainda são livros ou artigos de divulgação científica, de autoria de cientistas.

Quanto aos documentos da Igreja, constituem fonte segura em relação aos assuntos sobre a Fé Católica.

Quanto às referências de divulgação científica, constituem boas fontes quanto às questões científicas, porém não há nenhum compromisso de seus autores quanto aos assuntos religiosos em geral, ou mais especificamente quanto aos assuntos relacionado à Fé da Igreja. Meu objetivo, ao citar estas referências, é apenas mostrar algumas fontes que contêm conceitos importantes sobre teorias científicas, de forma acessível ao público em geral. Portanto, recomendo que usem estas referências apenas para se informarem sobre as questões científicas, e não de Fé.

Se alguém estiver mais interessado no diálogo entre Ciência e Fé, busque alguma fonte que seja confiável na exposição deste diálogo, como por exemplo, os livros de sacerdotes e/ou religiosos cientistas, ou simplesmente de sacerdotes e/ou religiosos que tratem sobre este assunto, ou ainda de leigos que sejam atuantes e confiáveis quanto à transmissão dos conteúdos de Fé. De modo geral, é bom verificarmos quem escreve.

Cabe uma menção especial à Carta Encíclica Fides et Ratio, já citada em outras mensagens, que contém toda a base para o entendimento das questões relacionadas a este tema; inclusive não somente no diálogo entre Ciência e Fé, mas no diálogo mais amplo entre Fé e Razão - onde, no âmbito da Razão, estão incluídos a Ciência e a Filosofia.

Quando houver algum livro de divulgação científica com o objetivo principal de atacar a Fé Católica, ou a Fé em Deus, ou as religiões de maneira geral, não vou citá-los para consulta, obviamente! Infelizmente, há alguns destes autores que escreveram bons livros de divulgação científica no passado, mas que têm escrito livros problemáticos quanto à Fé atualmente (sem contar os que sempre escreveram livros problemáticos quanto à Fé...); pretendo colocar mensagens com alertas, oportunamente. Temos que ficar atentos ao conteúdo das fontes.

Já comentei em mensagens anteriores -Fé e Razão” e “Fé e Razão (2)-, baseadas na Carta Encíclica Fides et Ratio, que a Fé e a Razão são conhecimentos distintos, e que um não dispensa nem anula o outro; apesar do diálogo que há entre ambos. Logo, não tememos a ciência, pois nenhuma afirmação científica pode enfraquecer ou colocar em dúvida as questões de Fé. Qualquer afirmação pretensamente científica que tente atacar a Fé, ou negar a existência de Deus, é na verdade uma intromissão em um campo em que não se aplica; portanto, torna-se questionável mesmo do ponto de vista científico. Por isso é importante divulgar este tema, - Ciência e Fé, Fé e Razão -, para que leitores menos avisados não se deixem enganar por ataques à Fé ou a Deus mesmo, por textos com pretensas bases científicas; pretensas porque invadem outro campo do conhecimento onde não têm efeito.

De modo geral devemos ficar atentos ao Magistério da Igreja.

Até a próxima mensagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário