sábado, 14 de julho de 2012

Pe. Clavius, SJ

Caros amigos,

Escrevi, há algum tempo atrás, um texto no blog sobre o Calendário Gregoriano, resultado de estudos requisitados pelo Papa Gregório XIII, no século XVI. Conforme eu havia comentado, o Papa designara o Pe. Clavius, SJ, Jesuíta e matemático, para coordenar este grupo. Ficou faltando falar mais detalhadamente sobre este sacerdote, o que eu preferi deixar para este novo texto.

Vocês devem lembrar também sobre o evento Semana Clavius”, ocorrido no Rio de Janeiro, entre maio e junho últimos, que eu ajudei a divulgar, aqui e aqui.

Conforme já comentei em textos anteriores - em particular, no texto “Sacerdotes e/ou religiosos cientistas ao longo da história-, houve, e ainda há, diversos homens do clero, ou religiosos (irmãos), com forte atuação em diversos campos da ciência, assim como no diálogo entre ciência e religião, ou entre fé e razão. Pe. Clavius, SJ, foi um destes e, mais uma vez, um Jesuíta. Pe. Clavius, SJ, nasceu na Bavaria em 1538 - antes mesmo da fundação da ordem dos Jesuítas. Seu nome, Christoph Clau, foi latinizado para Clavius. Ingressou na ordem em 1555. Iniciou seus estudos em Teologia em 1560, e foi ordenado em 1564. Veio a falecer em 1612. Tendo demonstrado talento para matemática desde cedo, foi enviado por seus superiores para lecionar no Collegio Romano - agora denominada Pontifícia Universidade Gregoriana, o que fez durante 45 anos, até sua morte. A figura a seguir mostra uma imagem do Pe. Clavius, SJ. Foi estimado por grandes cientistas contemporâneos seus, como Tycho Brahe, Johann Kepler e Galileu Galilei, entre outros.


Pe. Clavius, SJ.

Como reconhecimento pelo seu serviço durante a reforma do calendário, consta no túmulo do Papa Gregório XIII. Também uma cratera da Lua recebeu seu nome, conforme mostrado nas figuras seguintes. Aliás, esta é uma das diversas crateras da Lua nomeadas em homenagem a Jesuítas! Mas este é um assunto para outro texto; aguardem. Interessante de notar (por pura curiosidade), as crateras secundárias (menores) situadas dentro da cratera Clavius; em sentido anti-horário, o tamanho destas crateras reduz progressivamente, e são nomeadas da seguinte forma: crateras Clavius D, C, N, J e JA. Para maiores detalhes, ver o seguinte link.

Cratera na Lua nomeada em homenagem ao Pe. Clavius, SJ, em foto da NASA1.
1Foto disponível na Wikipedia sobre a cratera lunar Clavius.

A cratera Clavius é mostrada também no mapa obtido do Google Moon, a seguir; fica bem próxima à cratera Tycho, esta em homenagem ao cientista já citado anteriormente. Clique na figura para ampliá-la, e ver os detalhes da legenda.

Cratera na Lua nomeada em homenagem ao Pe. Clavius, SJ, vista no Google Moon.
Curiosidades à parte, em relação à cratera lunar, vejamos algumas contribuições do Pe. Clavius, SJ. Ele escreveu 19 livros, sendo os seguintes os mais conhecidos:

- Euclid elementorum, de 1589;

- Geometrica practica, de 1604;

- Opera mathematica, de 1611.

O primeiro, Euclid elementorum, contém obras de Euclides, com comentários e avaliações importantes sobre seus escritos.

Além destes escritos, houve uma grande quantidade de correspondências entre Pe. Clavius, SJ, e importantes cientistas contemporâneos seus. Algumas destas estão guardadas na Pontifícia Universidade Gregoriana. As 291 correspondências mostram sua reputação, já que além de cientistas, há também outros correspondentes ilustres como reis, imperadores, bispos e papas. Kepler e Galileu foram seus amigos.

Opera mathematica é uma compilação de trabalhos teóricos e aplicados sobre matemática, dentre os quais, a explicação sobre a reforma do calendário, de 800 páginas...

Espero que tenham gostado!

 



(Modificado em 02/08/2012):
Segue o link do lançamento, pelo Vaticano, de um selo comemorativo pelo Quarto Centenário da Morte do Pe. Christopher Clavius, SJ. O texto (em inglês) tem um resumo sobre sua vida e atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário