domingo, 25 de novembro de 2012

Morte Cristã: textos esclarecedores


Amigos,

Há pouco tempo, escrevi aqui no blog sobre nosso destino para além desta vida terrena. Comecei desmistificando fantasias sobre o fim do mundo, no texto “Fim do Mundo...?”, tendo complementado com os textos “Novos Céus e Nova Terra” e “Novos Céus e Nova Terra (2)”. Nesses textos, comentei sobre o tema de fé Novíssimos, que diz respeito às realidades acerca da vida para além dessa nossa peregrinação terrena. Comentei, na verdade, rapidamente sobre Céu e Inferno. O primeiro, um estado definitivo destinado àqueles que alcançam um grau de santidade para estarem definitivamente na presença do Senhor; o último, a triste possibilidade de condenação eterna, de ausência definitiva de Deus, reservado para aqueles que O rejeitarem completamente.

Porém, sabemos que essas informações não são bem apreendidas, ou mesmo conhecidas, por muitas pessoas. Muitas vezes, os próprios membros da Igreja têm dúvidas a respeito, ou um entendimento equivocado sobre as realidades acerca daquilo que o Magistério da Igreja orienta sobre as realidades que transcendem esse mundo em que vivemos. Entre outras pessoas, então, a confusão costuma ser maior ainda.

Logo, seguem alguns textos muito esclarecedores: dois do Papa Bento XVI; outro, de um padre de nossa Arquidiocese (Rio de Janeiro); e outro de Felipe Aquino.

O primeiro texto é sobre um pronunciamento do Papa durante o Ângelus, por ocasião do dia de Finados, onde ele fala sobre a esperança na vida eterna, e sobre a comunhão dos santos. O segundo texto é sobre um pronunciamento do Papa no dia seguinte (03/11), quando presidiu uma missa pelos Cardeais, Arcebispos e Bispos falecidos esse ano; o Papa fala sobre nossa fé e esperança na vida eterna, fundamentadas na Morte e Ressurreição de Cristo, e pede também a Intercessão da Virgem Santíssima, Nossa Senhora, pelos Cardeais, Arcebispos e Bispos falecidos.

O texto do padre de nossa Arquidiocese trata sobre a realidade do Purgatório – infelizmente rejeitada por alguns. Nesse caso, trata-se de uma das realidades de fé tratadas no tema Novíssimos: Céu, Inferno e Purgatório. Sobre os dois primeiros, nós já comentamos. No caso do Purgatório, trata-se de uma realidade prevista para aqueles que, amando a Deus, salvam-se; porém, por não terem alcançado tal grau de santidade que os permitisse ser aceitos direta e definitivamente na presença do Senhor, na comunhão dos santos, passam por uma etapa de purificação final, após a qual podem ser admitidos no estado de comunhão plena com o Senhor: o Céu.

O último texto, de Felipe Aquino, já foi citado anteriormente nesse blog, mas vale repetir aqui, uma vez que explica o que a Igreja orienta sobre a morte.

Sugiro também uma consulta ao blog de Dom Henrique Soares da Costa – também citado outras vezes nesse blog. Há vários textos de sua autoria, que são muito explicativos sobre as questões acerca da morte, da vida eterna, da Segunda Vinda de Cristo, dos santos... Dediquem um tempo na busca de textos por lá, valerá o tempo dedicado!

Boa leitura! E até a próxima, com a graça de Deus!

(Modificado em 10/11/2017).


Nenhum comentário:

Postar um comentário