segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

São Tomás de Aquino – Doutor Angélico

Amigos,

Hoje é o dia de São Tomás de Aquino, e o blog “Ciência e Fé” não poderia deixar de comentar sobre este grande santo. Nascido em 1225, aos seis anos foi enviado a Monte Cassino, um Mosteiro Beneditino, a fim de receber boa educação, vivendo sob os cuidados de seu tio, que era Abade neste Mosteiro. Nesta época, Tomás de Aquino perguntava, para espanto dos monges, quem era Deus...

Assim como ocorreu com outros santos, Tomás de Aquino decidiu seguir vida religiosa, contrariando as expectativas de sua família de origem nobre. Tornou-se Dominicano, tendo estudado seis anos em Paris mais dois anos em Colônia, Alemanha, na escola de Santo Alberto Magno – este último, já comentado nesse blog anteriormente. Logo após, foi enviado pelo Papa Alexandre IV para ser professor na Universidade de Paris; tendo ensinado também, depois, em outros lugares.

São Tomás de Aquino foi um grande intelectual. Sua busca pela verdade o levou a estudar profundamente diversas questões de interesse do homem, desde filosofia e teologia, até questões relacionadas com ciências naturais, metafísica, política e moral, por exemplo. Foi conselheiro de Papas, tendo assistido os Papas Alexandre IV, Urbano IV e Clemente IV. Em 1274, foi convocado pelo Papa Gregório X para o Concílio de Lyon II, porém veio a falecer a caminho, no Mosteiro Cisterciense de Fossanova.

São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino, assim como outros grandes santos também, aproveitou o que havia de bom na filosofia de origem pagã, conciliando-a com a fé; em seu caso, inspirou-se na filosofia de Aristóteles. Entre diversos escritos – e aqui destaco também, em uma época em que a escrita era algo pouco acessível –, encontra-se sua grande obra, a Suma Teológica! São Tomás de Aquino dedicou nove anos à sua escrita, que foi interrompida com sua morte... E ele a considerava uma iniciação à teologia... Imaginem o que mais teria escrito! Sua intenção era fornecer um guia sistemático aos estudantes, pois assim não considerava as obras de então. Esta obra é de tão grande importância que, até hoje, serve de base para todos os estudos em filosofia e teologia – inclusive para o aprendizado dos seminaristas, em sua preparação ao sacerdócio. O Papa Leão XIII considerou a Suma Teológica como o guia oficial para estudos em filosofia e Teologia, em sua Encíclica Aeterni Patris.

São Tomás de Aquino foi canonizado após cinquenta anos de sua morte, e foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa S. Pio V, em 1567. Durante sua vida, era chamado Doutor Angélico. Lembram de Santo Alberto Magno, que também era chamado Doutor Universal...? Sabemos que, para a beatificação e canonização, a Igreja averigua a ocorrência de milagres, por intercessão da pessoa em questão; pois bem, quando buscaram milagres, por intercessão do então Tomás de Aquino, o Papa João XXII disse: “Ele fez tantos milagres, quantas proposições teológicas escreveu”...

São Tomás de Aquino era dotado de grande inteligência, profunda e vasta... Porém ele sabia conciliar seus dons intelectuais com sua espiritualidade; sua inteligência era condicionada pelo amor. Dedicava tempo diante do Sacrário, especialmente quando algum tema difícil o desafiava; e colocava seu trabalho sob a proteção de Nossa Senhora. Bem amigos, São Tomás de Aquino fez o melhor que poderia fazer, dedicando tempo a Jesus Sacramentado, e colocando-se sob a proteção da Mãe de Deus.

São Tomás de Aquino é conhecido também por suas famosas Vias... Trata-se do uso da razão para provar a existência de Deus. Não se espantem, a Igreja reconhece que a razão pode levar o homem a Deus... Entretanto, o próprio Senhor se revela ao homem, vindo em seu auxílio: trata-se da Revelação Divina. No texto do blog “Fé e Razão”, cito um trecho da Carta Encíclica Fides et Ratio, que repito aqui, para maior clareza:

FR 8: “...além do conhecimento da razão humana, por sua natureza, capaz de chegar ao Criador, existe um conhecimento que é peculiar da fé. Esse conhecimento exprime uma verdade que se funda precisamente no fato de Deus que se revela...”.

São Tomás de Aquino não foi o único a usar a razão com essa finalidade. Mas nesse texto, destaco as Vias de São Tomás de Aquino. Quem sabe em uma próxima oportunidade, poderemos abordar esse tema...?

Bem, para quem não conhecia a história de São Tomás de Aquino, este grande santo, espero ter ajudado a esclarecer. Até a próxima, com a graça de Deus! E por que não dizer também, pela intercessão de São Tomás de Aquino!

Sugestão de leitura:
- Felipe Aquino, Uma História que não é Contada, Editora Cléofas, 2008.

(Acrescentado em 28/01/2014):
- G. K. Chesterton, São Tomás de Aquino e São Francisco de Assis, Madras, 2012.
Obs.: As publicações originais de Chesterton são: Saint Francis of Assisi (1923) e Saint Thomas Aquinas (1933). A que conheço, traduzida e editada aqui no Brasil, é a citada acima, que reúne ambas – e está na minha lista de próximas leituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário